Ciência e Saúde

Dermatite Atópica – a doença crónica que afeta pessoas em todo o mundo

Published

on

Dermatite Atópica – o que é e o impacto no paciente

A DA é uma doença inflamatória cutânea, crónica e imuno-mediada que se caracteriza pela presença de manchas erimatosas e descamativas na pele. Os principais sintomas são a vermelhidão; edema (inchaço); prurido (comichão); pele seca; fissuras; lesões descamativas; crostas; exsudação. Associada a estes sintomas, há também uma forte possibilidade de desenvolver efeitos psicológicos e emocionais desfavoráveis como sentimentos de impotência, frustração, ansiedade e até depressão. O prurido é a principal causa dos efeitos acima mencionados, sendo muitas vezes o principal responsável por problemas muito recorrentes nos pacientes que têm esta doença, tais como: dificuldades de sono e de concentração.

O dermatologista Pedro Mendes Bastos, em declarações no programa “Portugal em Direto” na RTP1 a 23 de fevereiro, salientou que as crianças são os portadores de dermatite atópica mais afetados, pois são mais propensas a coçar os eczemas. Adicionalmente, a sua condição agrava-se dado que também podem ser alvos de bullying por conta da intolerância dos seus colegas.

Luta pela visibilidade da doença

A dermatite atópica não é contagiosa e pode ser amenizada com medicamentos e cremes prescritos por ordem médica, ainda que não possa ser curada.

No âmbito de sensibilizar os mais novos e os cuidadores para a doença, a empresa de biotecnologia farmacêutica Sanofi Genzyme juntamente com a Associação de Dermatite Atópica de Portugal (ADERMAP) lançou uma coleção de livros infantis sobre Diana, uma criança que vive com uma forma grave de Dermatite Atópica.  A coletânea tem como objetivo chegar às escolas primárias, para que o tópico comece a ser debatido nas salas de aula.

As pequenas histórias divididas em capítulos mostram o dia a dia das crianças portadoras de DA , expondo as suas limitações, mas mostrando simultaneamente que as mesmas são barreiras ultrapassáveis, com alguns cuidados. Em cada capítulo há uma história e uma mensagem específica a assimilar. Ao ler, as crianças portadoras desta patologia aprendem a adotar atitudes corretas de proteção com a sua pele quando vão à praia, ou quando fazem a sua higiene, entre outras situações do dia a dia. Paralelamente, estes livros explicam a importância de tomar os medicamentos corretamente e de fazer os tratamentos que os médicos prescrevem. Para além de contribuírem para a consciencialização e normalização desta doença entre os mais novos e todos os que leem as histórias, estes livros fazem as crianças sentirem-se mais compreendidas.

Os primeiros três capítulos já estão disponíveis  no site da Dermatite Atópica criado pela Sanofi Genzyme   e brevemente estarão à venda em locais ainda por divulgar.

Diana e a Dermatite Atópica
Fonte: Sanofi Genzyme

 

Factos relevantes acerca dos impactos da Dermatite Atópica na Sociedade

  • A 14 de setembro assinala-se o Dia Mundial da Dermatite Atópica. Foi apenas em 2018 que se deu a primeira sinalização desta data, o que revela uma preocupação crescente, mas também recente com a sensibilização para as dificuldades associadas a esta patologia.
  • Recentemente o Infarmed, autorizou a utilização do primeiro medicamento sistémico específico para o tratamento em meio hospitalar da dermatite atópica moderada a grave, em adolescentes com idade igual ou superior a 12 anos.
  • De acordo com a Sanofi Portugal “a gestão da dermatite atópica não controlada representa um fardo socioeconómico para os doentes, as suas famílias e a sociedade. À medida que gravidade da doença aumenta, aumentam os encargos financeiros para as famílias, sociedade e sistema de saúde.”.
  • O estudo  “The impact of eczema in children on life decisions for caregivers and families.” , publicado em janeiro deste ano, da Global Parents Eczema Research (GPER) conclui estatísticas impressionantes. Demonstra que 90% dos 366 pais/cuidadores inquiridos responderam que a DA afetou pelo menos uma decisão de vida relacionada com finanças, trabalho, carreira, mudança de casa, relacionamentos ou vida pessoal. Dentro destes, 71% afirmam que o eczema atópico influenciou a sua não envolvência em atividades comunitárias. Podem ser encontradas neste estudo outras estatísticas que comprovam a grande influência da dermatite atópica na vida das pessoas e , consequentemente, na sociedade em que se inserem.

A dermatite atópica é uma doença que afeta muitas pessoas no mundo inteiro e poucos a conhecem bem. Partilhe estas informações para que as mesmas destituam a ignorância e a intolerância que ainda persistem, no que concerne a esta patologia.

Artigo de Laura Costa

Revisto por Inês Santos e Maria Teresa Martins

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version