Cultura
Jovens espanhóis de 18 anos recebem voucher para eventos culturais
A nova medida lançada pelo governo espanhol permite que os jovens que atingem a maioridade recebam um voucher no valor de 400 euros. O benefício pode ser usado em serviços e atividades culturais do país, como concertos, aquisição de livros e cds, entre muitos outros.
Esta é a mais recente estratégia utilizada por Espanha para recuperação e reestruturação da economia, após um longo período de pandemia. A COVID-19 teve danos bastante visíveis a nível económico e alguns setores sofrerem mais que outros. A cultura foi um dos que mais sofreu.
Para além de reparar os danos causados pela pandemia, esta medida tem como objetivo criar nos jovens o hábito do consumo de produtos culturais.
“Facilitar o acesso universal e diversificado dos jovens à cultura, gerar novos hábitos de consumo cultural e fortalecer aqueles que já existem, criar novos públicos, estimular a procura e reduzir o impacto negativo provocado pela pandemia nos setores culturais”
(website do governo espanhol)
O voucher terá a duração de 12 meses e estará disponível para cerca de 500 mil jovens, no formato de cartão pré-pago virtual. É necessário o preenchimento de uma candidatura e poderá apenas ser utilizado durante o ano de atribuição, pertencendo apenas à pessoa a quem se destina.
A utilização do valor oferecido será repartida: 200 euros estão destinados à compra de bilhetes de teatro, concertos, cinema, e outros, 100 euros para a compra de bens culturais em formato físico e, por fim, 100 euros para consumo em formato digital.
Esta proposta foi anunciada em outubro de 2021, pelo Primeiro-Ministro espanhol, Pedro Sanchéz, e está incluída no Orçamento de Estado de 2022. Países como Itália e França também já aplicaram uma lei semelhante.
Artigo de Maria Barradas
Revisão de Inês Santos e Marta Sofia Ribeiro