Connect with us

Sociedade

Siza Vieira irá criar um memorial às vítimas de abuso sexual

Published

on

Perante os casos de abusos sexuais na Igreja Católica Portuguesa, foi criado uma Comissão Independente, há seis meses, para investigar os casos e já conta com 352 testemunhos das vítimas, segundo a CNN Portugal.

Assim, a Comissão Independente convidou Álvaro Siza Vieira para criar um memorial em homenagem às vítimas. Siza Vieira aceitou o projeto, apesar de que o pedido para criar o memorial ainda esteja em espera, já que foi proposto à Conferência Episcopal Portuguesa.

                                                   Álvaro Siza Vieira.  Fonte: CNN Portugal 

O último registo feito foi no dia 30 de junho onde verificou-se 365 inquéritos, dos quais 338 foram legalizados e 17 deles foram enviados para o Ministério Público.

Além disso, a Comissão Independente conta com um reforço no trabalho no interior do país e nas regiões de Lisboa e de Setúbal onde as “Dioceses e as Comissões Diocesanas” nessas regiões também serão abrangidas para “proximidade junto destas pessoas”.

Nesta investigação contam com várias pessoas de outras instituições nomeadamente Ana Nunes que é socióloga e investigadora do Instituto de Ciências Socias da Universidade de Lisboa (ICSUL) e Daniel Sampaio, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e psiquiatra; membros do Supremo Tribunal de Justiça como é o caso de Álvaro Laborinho Lúcio que é juíz conselheiro; Filipa Tavares que é assistente social e terapeuta familiar e Catarina Vasconcelos, que é cineasta.

Para que os testemunhos cheguem à Comissão Independente, terá que ser feito um questionário online em darvozaosilencio.org, enviar um email (geral@darvozaosilencio.org), fazer uma chamada através do nrº telefone (+351917110000) e enviar uma carta (Apartado 012079, EC Picoas 1061-011 Lisboa).

 

Escrito por Catarina Fernandes Almeida

Revisão por Beatriz Oliveira

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *