Connect with us

Sociedade

Póvoa de Varzim: Novo multiusos ocupa lugar da Praça de Touros

Published

on

O processo de demolição teve início na manhã de segunda-feira (26 de setembro), após a autarquia ter recebido, na quinta-feira anterior, a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto que valida a construção de um pavilhão multiusos, que será erguido no mesmo local.

Foto: Ivo Pereira/Global Imagens

Esta obra, cujo custo previsto é de 9 milhões de euros, foi anunciada em 2019. No entanto, viu-se travada pela Justiça devido a uma ação levada a cabo pela Patripove – Associação de Defesa e Consolidação do Património Poveiro.

Num comunicado, a associação considerava que a Praça de Touros era património Poveiro e que, portanto, “tem de ser preservado e não demolido”, ressalvando que a mesma pertence ao “património imaterial da memória de gerações de poveiros e da memória da cultura popular portuguesa”.

 

Uma Breve Contextualização Histórica e Cultural

Foi no contexto cultural exposto pelo site oficial da Tauromaquia, segundo o qual “As Touradas são uma das marcas culturais distintivas da cultura portuguesa, com um valor cultural e social inestimável.” que, a 1949, nasceu a Monumental Praça de Touros da Póvoa de Varzim.

Não obstante, em 2018, a autarquia do concelho aprovou o fim das touradas no seio poveiro, assim como qualquer espetáculo que implique violência animal. A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia – protestou contra as medidas tomadas mas a decisão não se alterou, resultando no fim das touradas a partir de janeiro de 2019. Agora, avança-se para a demolição daquele que foi o palco de muitas corridas de touros.

 

Apesar da satisfação de muita da população, a agitação poveira começou a sentir-se, evidenciando descontentamento por parte de algumas pessoas da cidade.

Esta terça-feira (27 de setembro), 24 horas após o começo da destruição da Praça, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e o seu vice-Presidente, Luís Diamantino, receberam ambos um envelope com uma bala no interior e uma mensagem – “Não é uma ameaça, muito menos um aviso, é uma previsão. Ou uma destas na testa. A vossa escolha é fácil. Não vamos gastar mais munições com envelopes”, pode ler-se no comunicado emitido pela autarquia. O presidente da Assembleia Municipal não escapou à ameaça e, também ele, recebeu um envelope com o mesmo conteúdo.

Ao final da tarde de quarta-feira (28 de setembro) deu-se por terminada a demolição da Monumental Praça de Touros da Póvoa de Varzim, cuja localização será o endereço do novo pavilhão multiusos – o Póvoa Arena. O espaço albergará milhares de pessoas  e será palco para diversos eventos de áreas distintas como o desporto, a política, a gastronomia, entre outras.

 

Texto por Catarina Felgueiras

Revisão por Beatriz Areal dos Santos