Sociedade
Elon Musk comprou Twitter: O que vai acontecer com a rede?
O bilionário Elon Musk, CEO de Tesla, é, desde o dia 27 de outubro, o novo dono de Twitter. Depois de um processo de compra polémico, com ampla cobertura dos meios de comunicação mundiais, Musk finalmente adquiriu a empresa por 44 bilhões de dólares.
A primeira medida do bilionário foi, na passada sexta-feira, 4 de novembro, demitir aproximadamente 50% do staff. Anteriormente, o CEO de Tesla já tinha despedido Parag Agrawal (antigo CEO) e Ned Sagal (antigo CFO). Segundo Bloomberg News, a empresa demitiu também mais do 90% do staff da Índia.
Também foi anunciado que a rede vai começar a cobrar 8 dólares por mês para manter o selo de verificação na rede social. O elemento é parte de um esboço do “Twitter Blue”, um serviço de assinatura que vai dar também acesso outros privilégios, ainda por escalar. De acordo com a Forbes, o objetivo das futuras mudanças será monetizar ainda mais a rede social.
No que compete a contas previamente banidas do Twitter, Musk anunciou que nenhuma decisão será tomada por enquanto. O bilionário quer criar um conselho de moderação de conteúdo numa tentativa de moderar tweets que violem as regras da rede social. Musk também anunciou que os utilizadores que estejam a servir-se do nome de figuras públicas, sem especificar que as suas contas são dedicadas à paródia, serão banidos.
Previamente, o CEO de Tesla mencionou que não acreditava em banir permanentemente contas da rede social e que a suspensão de Donald Trump do Twitter era um “erro”.
Por outro lado, de acordo com Axios, o bilionário tem uma equipa a trabalhar na criação de uma rede social parecida com a Vine. A nova rede poderia estar pronta antes do final do ano. A ideia terá surgido depois de um inquérito realizado por Musk na sua conta pessoal:
Mais informação sobre os anúncios feitos por Musk podem ser encontrados na compilação de notícias feita pela Reuters. Segue-se uma linha cronológica dos principais eventos que ocorreram durante a compra do Twitter:
Escrito por Natalia Vásquez
Revisão por Carina Seabra