Sociedade

“Expressa-te”: uma oportunidade de dar aos jovens uma voz que os represente

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Logo da campanha Expressa-te, do projeto bYou

As inscrições para o movimento “Expressa-te” estão abertas até julho de 2023 para jovens até 18 anos. Esta é uma campanha que visa promover a voz de uma geração mais nova face à influência que os média têm na sua vida e consequente crescimento, assim como uma cultura mais participativa.

Todos aqueles com vontade de participar têm apenas de enviar algo que expresse a importância que os média têm na sua vida, através de formatos digitais como podcasts, desenhos, pinturas, danças, músicas, entre outros. As produções devem ser submetidas para o email byou@ics.uminho.pt.

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho lançou esta campanha em Outubro de 2022. Se inicialmente o foco era estudar a forma como os média influenciam a vida dos jovens, a segunda fase será para obter o produto real daqueles que são influenciados. É um convite para todos os jovens fazerem com que as suas vozes sejam ouvidas. Sendo a nova geração o futuro do mundo, é importante que estejam preparadas para por em prática, nomeadamente, o seu pensamento lógico e criatividade.

Após avaliação, os projetos serão publicados no mural digital bYou e, em 2024, serão expostos presencialmente em Braga. Já existem no mural alguns trabalhos publicados de crianças que participaram previamente neste projeto. Desenhos e cartas que representam o papel do média no seu quotidiano e ainda opiniões por escrito sobre videojogos, por exemplo.

Sara Pereira, coordenadora do projeto, contou ao PÚBLICO que “em função da adesão poderemos alargar o prazo, dado quer a nossa ideia é que esta participação seja contínua e acompanhe todo o projeto”.

Para além do incentivo à participação, o “Expressa-te” incentiva à criatividade e formação do pensamento das camadas mais jovens. Quer seja através da televisão, jornais, videojogos, redes sociais, rádio, podcasts, e muitos mais, os média estão presentes no dia a dia de toda a gente e esta campanha veio evidenciar esse facto.

 

Texto por Maria Martins Barradas

Revisão por Beatriz Areal dos Santos

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