Connect with us

Sociedade

Mau tempo no Porto: cidade está hoje menos invicta

Published

on

A chuva continua a cair nas ruas do Porto, mesmo após a reabertura da estação de metro de São Bento, pelas 16h, depois de ter sido encerrada para “trabalhos de limpeza”, esclareceu a Metro do Porto. A estação esteve inundada e inoperacional de manhã, tendo a linha sido parcialmente suspendida até às 14h, hora a partir da qual a circulação foi normalizada.

Também a Rua das Flores e a Rua Mouzinho da Silveira, que continua encerrada, sofreram estragos: a chuva destruiu esplanadas, partes da calçada e chegou a causar a queda de uma pessoa, difundida nas redes sociais. O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto afirma que ainda não foram registados feridos, avança o Público.

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara, aponta para uma possível relação entre as inundações e as obras da Linha Rosa do metro, já que “em vez de vir pelos canais e pelo rio da Vila [canal subterrâneo que desagua no Douro] a água escorreu à superfície”.

Segundo o autarca, a situação ainda está a ser averiguada: “Estamos a avaliar porque é que, pela primeira vez, isso aconteceu nesta zona, que está a ser intervencionada”, admitindo ainda a possibilidade de serem feitas “correções” no avanço dos trabalhos na cidade.

Filipe Araújo detém o pelouro do Ambiente e Transição Climática (bem como o da Inovação e Transição Digital) e assegura que a cidade está preparada para enfrentar a precipitação, com equipas da Proteção Civil, dos Bombeiros e de limpezas.

Segundo a Agência Lusa, 72% das ocorrências registadas pela Proteção Civil entre as 23h de ontem e as 16h30 do dia de hoje aconteceram na Área Metropolitana do Porto. No entanto, oito distritos encontram-se, neste momento, em alerta laranja.

Artigo escrito por Carolina Bastos

Revisão por Vicente Ribeiro