Sociedade
PROFESSOR DA FDUP ANGARIA LIVROS PARA DOAR A PRISÕES
O docente de Direito Penal e de Criminologia na FDUP (Faculdade de Direito da Universidade do Porto), em declarações à Agência Lusa, revelou que a ideia lhe surgiu “muito espontaneamente” após um discurso que deu no Estabelecimento Prisional do Porto, em Custóias, Matosinhos. “Na visita que então fiz às instalações percebi que, para além da questão da sobrelotação, a biblioteca era um local muito frequentado pelos reclusos, principalmente para ler os jornais, mas que havia falta de livros”, explicou o docente em declarações à Agência Lusa.
A falta de equipamentos naquela biblioteca levou a que o docente criasse, no Facebook, a 15 de outubro, uma página intitulada “Um livro na prisão: uma janela para voar”. A página tem até ao momento mais de dois mil seguidores e já conseguiu recolher cerca de 200 livros.
A Faculdade de Economia, a Faculdade de Desporto e o INESC TEC são algumas faculdades da UP que já assumiram o seu compromisso institucional para apoiar esta iniciativa.
A campanha procura reunir uma variedade de obras, tais como “romances, contos, peças de teatro, poesia, ensaios, livros de Arte e de Direito, de Gestão e de Economia”.
Os interessados em colaborar deverão depositar os seus livros doados na portaria da FDUP (Rua dos Bragas, 223, 4050-123 Porto), entre as 09h e as 22h, de segunda a sexta-feira. As obras podem ser entregues diretamente aos vigilantes.
FILOMENA SANTOS
01/11/2014 at 02:06
BOA INICIATIVA!