Sociedade
DUPLA PORTUENSE VENCE GALARDÃO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA

Foi à Invicta que veio parar uma menção honrosa de um conceituado concurso internacional de arquitetura. João Araújo Sousa e Joana Correia da Silva foram os arquitetos portuenses responsáveis por este feito, com o desenho de uma série de casas modulares pré-fabricadas e preparadas para transporte rodoviário, que acabou por arrecadar uma menção honrosa na categoria “One-Many” do concurso “Marlegno Designing the Future 2014”.
O concurso, que se realiza anualmente pela empresa italiana de pré-fabricação em madeira Marlegno, pedia projetos para casas com 100 metros quadrados, nas quais todo o material fosse madeira. Os dois arquitetos portugueses conseguiram esta distinção com a apresentação de um conjunto de sete módulos que formam, entre si, mais de 130 combinações diferentes de habitação e que se adaptam a qualquer conceito pré-existente.
De acordo com os autores do projeto a inspiração veio totalmente de Portugal, nomeadamente da região da Beira, que tem «uma paisagem diversa que conjuga a ideia de várias tipologias — zonas de pinhal, oliveiras e floresta», revela João Araújo Sousa.
A dupla portuense junta este galardão a um outro ganho em Junho nos Estados Unidos e espera, agora, por investidores para a sua casa modular.
