Sociedade
O impacto da pandemia na Educação em Portugal

Nos últimos dois anos, a pandemia teve um grande impacto em variados setores, entre as quais, a Educação, onde os alunos e encarregados de educação sofreram um grande choque que contribuiu de forma positiva e negativa.
Segundo a DECO PROTESTE, uma organização de defesa dos consumidores que realizou um estudo para verificar os efeitos da pandemia na Educação, conclui que 90% dos encarregados de educação “consideram que a pandemia teve impacto no desempenho escolar dos alunos no ano letivo anterior”. Além disso, quase dois terços dos pais comprovam a falta de preparação dos filhos quando estes começaram o ano letivo, em setembro do ano passado, sendo mais significativo entre os encarregados de educação dos alunos do 2º e 3º ciclo (cerca de 73%). No entanto, a maioria dos EE (58%), não acreditam que os alunos possam recuperar as aprendizagens neste ano letivo.

Fonte: DECO PROTESTE
A saúde mental dos alunos

Fonte: DECO PROTESTE
Também neste estudo podemos verificar que “quatro em cada dez encarregados de educação reconhecem que a pandemia foi desafiante para a saúde mental das crianças e jovens”, principalmente pelos alunos do 1º ciclo. Por outro lado, 83% dos pais confirmaram que houve um aumento do uso das tecnologias, assim como um maior conhecimento dos aparelhos eletrónicos. Porém, as crianças começaram a ocupar mais o seu tempo livre nos ecrãs, fazendo com que não tenham vida social, além da perda de vontade de sair de casa. Assim, no regresso às aulas, 87% dos alunos mostraram-se felizes por voltar à rotina e aos seus hábitos, cumprindo as regras de segurança.
A reação dos encarregados de educação

Fonte: DECO PROTESTE
No que toca aos pais, verifica-se que 46% dos EE sintam-se mais afastados das escolas devido às faltas de apresentações e festas organizadas pelas escolas ou pelos agrupamentos e 44% conclui que houve melhorias no que toca à comunicação entre as famílias e os estabelecimentos de ensino. Também, o estudo divulgou que 52% dos pais consideram que o sistema de ensino teve uma boa atuação nos últimos tempos.
Em suma, a Educação em Portugal sofreu um grande embate durante a pandemia, afetando os alunos mentalmente e pondo os encarregados de educação num grande desafio nestes últimos anos.
Escrito por Catarina Almeida.
Revisão por Beatriz Oliveira.
