Sociedade
OBSERVATÓRIO DA VIOLÊNCIA NO NAMORO

No âmbito do Programa Uni+ (Programa de Prevenção da Violência no Namoro em Contexto Universitário), foi criado o Observatório da Violência no Namoro que tem como o objetivo mapear esta realidade em Portugal.
A iniciativa, financiada pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e em parceria com o Instituto Universitário da Maia/Maiêutica, pretende também promover a consciencialização e o debate sobre este tipo de violência.
O número de vítimas de violência no namoro sinalizadas pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) aumentou quase 60% em três anos (2014-2016), culminando com 767 vítimas no ano passado, dados avançados em março pelo Diário de Notícias. Esta realidade está presente em variadas faixas etárias e pode traduzir-se em agressões físicas e psicológicas.
A Associação Plano i é uma associação sem fins lucrativos e tem como objetivo principal a Igualdade. A associação organiza várias atividades de sensibilização, formação, educação, intervenção e consultadoria dirigidas a indivíduos, grupos, comunidades e instituições,
Para mais informações aceder ao portal do Observatório, onde também se encontra disponível um questionário sobre o tema.
